domingo, 26 de junho de 2011

Um pint e um sorry!

Não lembro exatamente o ano... 2001 ou 2002, mas lembro das consequências de ter comprado o DVD Familiar to Millions do Oasis! 

Sei que o Oasis é uma banda que possui muita resistência (não necessariamente sonora, mas muito fruto da empáfia dos irmãos Gallagher)... whatever... o que importa agora nesse post é que esse DVD é incrível: músicas, performance da banda e principalmente o público. Pense num show mágico para um jovem que gosta de tocar guitarra e é fã de rock and roll. Quando vi aquela gravação no Estádio de Wembley pensei comigo: um dia tenho que estar aí participando de um show como esse! E tem que ser na pista (melhor lugar para se sentir interagindo com a banda). 

Com a graça de Deus e dos amigos, em 2009 tive a chance de comprar tickets para ver um show do Oasis em Wembley. Putz... Era a realização de um sonho! 

Posso falar mil coisas sobre esse dia! O deslocamento perfeito ao Estádio (você vai e volta sentado num confortável trem); a coleta dos tickets comprados pela internet (totalmente organizado e sem fila); o acesso ao interior do Estádio (são mais de 40 entradas e todas funcionando); os perfeitos serviços no interior de Wembley (bares e banheiros a cada 50 metros); a educação, profissionalismo e presteza de todos que trabalhavam no evento; e etc.

Bicho: tudo funciona perfeitamente! Para você ter uma idéia, a saída do público é precisamente controlada, sinalizada e acompanhada por um batalhão de auxiliares que o "tangem" até o exato local que você deveria ir. Imagine 95 mil pessoas saindo simultaneamente de um show de rock! Problema? Na Inglaterra? Coisa nenhuma! Sem exagero: em quinze minutos eu estava sentando dentro do trem voltando para Londres!!!

- Mozart... E o show?

A banda que abriria para o Oasis se chamava Kasabian... E até então eu não conhecia quase nada sobre os caras.

- E aí?

Incrível, sensacional, maravilhosa... Tudo isso e muito mais. Aconselho a todos escutar o trabalho dos caras.


- E o Oasis Mozart?

Calma, preciso te dizer algumas coisas antes.


Primeiro: lá percebi que sou baixinho (tenho 1,75) e franzino demais (peso 77kg) para ficar, em Wembley, na frente do palco. Na primeira música de pressão do Kasabian (Vlad, the impaler)... O crowd começou a pular, o céu escureceu, meu joelho doeu e fui chacoalhado de um lado pro outro! Ou você pula ou você morre. Foi dose! Acho que a média dos ingleses começa em 1,85 e todos são mais fortes do que eu. Além disso, a aparência dos jovens londrinos não é a mais acolhedora do mundo. Muitos parecem skinheads ou hooligans tatuados prontos para te encher de porrada (sem falar que todos estão "trêbados" de tanta cerveja). Conclusão: desisti de assistir no meio e fui para a lateral.


- Mozart... Quer dizer que os caras são barra pesada?


Não... Só na aparência. Era incrível, quando começava uma música animada todos começavam a pular e sem querer, acabavam batendo em mim. Bicho... Todas as vezes que algum cara trombava em mim eu escutava um "sorry".

Imagine aquele cara careca, tatuado, bêbado e banguelo (isso é incrível em Londres, boa parte da classe média é desdentada) esbarrando em você, e - logo após -  da forma mais polida e educada, te pede desculpa pelo ocorrido! Pô meu... O que é isso? O cara tava num show com quase cem mil pessoas, na frente do palco, e pedia desculpas por uma trombada? Inimaginável...

- Então os caras são muito educados? São... Quer dizer, em parte. 

- Como assim Mozart? O que houve?

Cara... O que mais me marcou nesse dia foi o lance do Funny Beer Cup Fight! 

- O que Mozart?

A parada é a seguinte: todo mundo lá bebe muito (e bebe cerveja). São os famosos pints (copos de meio litro). Eles bebem, bebem, bebem... E todas as vezes quando só resta dois dedinhos de cerveja no pint, eles arremessam os copos de plástico para o alto.

SURREAL. É copo voando para tudo que é lado. Os pints atingem alturas impressionantes e caem sobre o público (e ninguém se machuca). Quando vi o primeiro ainda no ar disse pros meus amigos: tem um imbecil jogando cerveja. Foi aí que percebemos que todo mundo tava fazendo aquilo. Resultado: em menos de uma hora já tinhamos levado no mínimo uns dez copos na cabeça. Solução: relaxa, deixe de olhar pro alto e sorria quando um copo te acertar novamente.

Mas sabe o que era mais engraçado? Quando algum inglês via um copo se aproximando, obvio que tentava se esquivar, e nessa tentativa acabava trombando em você! Sabe o que ele dizia em seguida? "Sorry". E o pior... Esse mesmo ser educado que havia me pedido desculpa era o mesmo que alguns minutos depois estava arremessando seu pint pro alto.

Inesquecível. Era um pint e um sorry, um pint e um sorry... : ) 

Esse vídeo aí embaixo mostra a "Beer Cup Fight" em Wembley no show do Foo Fighters.




Pois é, esse foi meu show do Oasis em Wembley! 

- Ei Mozart... E como foi a apresentação do Oasis?

Ah... Foi legal, mas nada demais (vai ver que foi por isso que a banda acabou um mês depois).

Abraço.
Mozart.
Twitter: @mozartborba

Informações: todas as fotos e vídeos foram feitos com um Sony Ericsson K750i

segunda-feira, 13 de junho de 2011

O chinês, a foto e o plágio!

Alguns dizem que é chato viajar com pessoas que gostam de tirar fotos. As reclamações são muitas: retardam a viagem, atrapalham o roteiro, deixam impacientes os que aguardam, etc.

Pois é... Eu adoro tirar fotos em viagens e não poupo esforços para acertar aquele ângulo perfeito. E por isso escuto dos meus parceiros de trip a constante reclamação sobre o meu agir.

O interessante - para os que reclamam - é que a memória deles fica imortalizada por conta da minha "chatice"! Pelo menos, tempos depois, normalmente ouço um muito obrigado atrasado! 

Tô acostumado.

Bom, mas o que isso tem a ver com falta de respeito dos chineses com os direitos autorais?

Calma, vou chegar lá.

Como disse antes, quando estou viajando sempre procuro o melhor ângulo, como também, aqueles inusitados.

Já tirei várias fotos ultrajantes, infames e com certeza, ridículas. Muitas nem teria coragem de postar aqui tamanha a desinibição que me tomava conta durante as sessões (e atire a primeira pedra quem nunca tirou uma dessas).

Bom, foi numa tentativa de buscar um ângulo inusitado que aconteceu o fato tema desse post.

Esse ano tive a oportunidade de novamente estar em Paris (lugar que para onde você clica dá uma bela foto).

Brinco dizendo que o cúmulo da incompetência é alguém conseguir tirar uma fotografia ruim em Paris. Considero isso impossível, pois a beleza do lugar corrigiria sua falta de talento.

Por isso - sempre que posso - tento tirar uma foto diferente em Paris, afinal: feia ela não vai ficar nunca!!Foi nessa busca que percebi como funciona a proteção autoral na China.

Se é sabido por todos que a pirataria rola solta por lá... Pude confirmar, de maneira bem casual, que esse fato não está restrito ao mundo corporativo das invenções e segredos industriais!

Enquanto tentava tirar uma foto base (para ser fotografado posteriormente do mesmo jeito) na Place de la Concorde... Um senhor chinês se aproximou - e sem qualquer tipo de cerimônia - se acocorou do meu lado e começou a observar minha atuação.

Sério: a cena era surreal. Eu tirava uma foto e quando ia olhar o resultado no lcd... ele (todo curioso) ficava ombro com ombro comigo olhando meu trabalho. Nunca vi tamanha cara de pau. 


O senhorzinho ficou alguns minutos "fungando no meu cangote" e falando coisas que não entendia em mandarim. Depois que acertei a foto - e surpreso com o resultado - ele começou a gritar para os amigos, chamando-os para ver minha fotografia!

Juro que não tive reação. Estava chocado com tudo que estava acontecendo.


- E aí Mozart... Como terminou? - Simples: ele explicou pros amigos o que eu estava tentando fazer e tentou copiar! Só não conseguiram porque as costas dele não suportaram a minha criatividade! - Que frase complicada foi essa aí Mozart? - Fica tranquilo... E veja a minha foto antes de pensar besteira.

Pois é isso. Confirmei ali que na China não respeitar a propriedade intelectual é uma conduta mais popular do que se imagina!

Pelo menos isso aconteceu em Paris (único lugar do mundo que você não consegue ficar abusado por mais de trinta segundos)!

Ah... E o ângulo era esse aí!

Abraço.

Mozart.

Twitter: @mozartborba



Informações: As fotos foram tiradas com uma Canon T2i (18-55mm), T1 (18-200mm) e uma Sony Cyber-Shot DSC-H10 (sem lente auxiliar).