segunda-feira, 13 de junho de 2011

O chinês, a foto e o plágio!

Alguns dizem que é chato viajar com pessoas que gostam de tirar fotos. As reclamações são muitas: retardam a viagem, atrapalham o roteiro, deixam impacientes os que aguardam, etc.

Pois é... Eu adoro tirar fotos em viagens e não poupo esforços para acertar aquele ângulo perfeito. E por isso escuto dos meus parceiros de trip a constante reclamação sobre o meu agir.

O interessante - para os que reclamam - é que a memória deles fica imortalizada por conta da minha "chatice"! Pelo menos, tempos depois, normalmente ouço um muito obrigado atrasado! 

Tô acostumado.

Bom, mas o que isso tem a ver com falta de respeito dos chineses com os direitos autorais?

Calma, vou chegar lá.

Como disse antes, quando estou viajando sempre procuro o melhor ângulo, como também, aqueles inusitados.

Já tirei várias fotos ultrajantes, infames e com certeza, ridículas. Muitas nem teria coragem de postar aqui tamanha a desinibição que me tomava conta durante as sessões (e atire a primeira pedra quem nunca tirou uma dessas).

Bom, foi numa tentativa de buscar um ângulo inusitado que aconteceu o fato tema desse post.

Esse ano tive a oportunidade de novamente estar em Paris (lugar que para onde você clica dá uma bela foto).

Brinco dizendo que o cúmulo da incompetência é alguém conseguir tirar uma fotografia ruim em Paris. Considero isso impossível, pois a beleza do lugar corrigiria sua falta de talento.

Por isso - sempre que posso - tento tirar uma foto diferente em Paris, afinal: feia ela não vai ficar nunca!!Foi nessa busca que percebi como funciona a proteção autoral na China.

Se é sabido por todos que a pirataria rola solta por lá... Pude confirmar, de maneira bem casual, que esse fato não está restrito ao mundo corporativo das invenções e segredos industriais!

Enquanto tentava tirar uma foto base (para ser fotografado posteriormente do mesmo jeito) na Place de la Concorde... Um senhor chinês se aproximou - e sem qualquer tipo de cerimônia - se acocorou do meu lado e começou a observar minha atuação.

Sério: a cena era surreal. Eu tirava uma foto e quando ia olhar o resultado no lcd... ele (todo curioso) ficava ombro com ombro comigo olhando meu trabalho. Nunca vi tamanha cara de pau. 


O senhorzinho ficou alguns minutos "fungando no meu cangote" e falando coisas que não entendia em mandarim. Depois que acertei a foto - e surpreso com o resultado - ele começou a gritar para os amigos, chamando-os para ver minha fotografia!

Juro que não tive reação. Estava chocado com tudo que estava acontecendo.


- E aí Mozart... Como terminou? - Simples: ele explicou pros amigos o que eu estava tentando fazer e tentou copiar! Só não conseguiram porque as costas dele não suportaram a minha criatividade! - Que frase complicada foi essa aí Mozart? - Fica tranquilo... E veja a minha foto antes de pensar besteira.

Pois é isso. Confirmei ali que na China não respeitar a propriedade intelectual é uma conduta mais popular do que se imagina!

Pelo menos isso aconteceu em Paris (único lugar do mundo que você não consegue ficar abusado por mais de trinta segundos)!

Ah... E o ângulo era esse aí!

Abraço.

Mozart.

Twitter: @mozartborba



Informações: As fotos foram tiradas com uma Canon T2i (18-55mm), T1 (18-200mm) e uma Sony Cyber-Shot DSC-H10 (sem lente auxiliar).

5 comentários:

  1. A foto ficou ótima!
    Sabe que lendo esse seu post, eu lembrei de mim nas minhas viagens, passeios, shows...
    Todo mundo fica "reclamando"...rs
    Mas, o que eu posso fazer se AMO TIRAR FOTO?!
    E, acredite...tb tenho várias fotos que jamais postaria em meu blog...rs
    Isso, pq com certeza alguém diria: "Nossa, como ela teve coragem?"...rs
    Por essas e por outras que vou continuar tirando MUITAS FOTOS!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a foto!!! Custava ter se oferecido ao chinês para tirar uma foto dele?????.... kkkkkkk
    Amei o texto!!!

    ResponderExcluir
  3. Fala Mozart, parabéns pelo texto....quanto as fotos, sua cara!!

    ResponderExcluir
  4. Valeu meninas!! É isso aí Ivânia (nunca baixe a guarda... Hehehehehe). Quel, vou pensar nessa possibilidade da próxima vez! Giba... não chega nem perto do que você escreve, mas vindo de você tomarei como um grande elogio! Valeu amigo!!

    ResponderExcluir
  5. hahahahhahahahaha
    muuuuuito boa a foto!
    Poise..eu sofro desse mal também..sempre sou a chata das fotos que atrasa todo mundo...mas ai, quando a gente volta, sempre reclamam que meu álbum é o mais legal e não sabem o motivo...

    ResponderExcluir