domingo, 26 de junho de 2011

Um pint e um sorry!

Não lembro exatamente o ano... 2001 ou 2002, mas lembro das consequências de ter comprado o DVD Familiar to Millions do Oasis! 

Sei que o Oasis é uma banda que possui muita resistência (não necessariamente sonora, mas muito fruto da empáfia dos irmãos Gallagher)... whatever... o que importa agora nesse post é que esse DVD é incrível: músicas, performance da banda e principalmente o público. Pense num show mágico para um jovem que gosta de tocar guitarra e é fã de rock and roll. Quando vi aquela gravação no Estádio de Wembley pensei comigo: um dia tenho que estar aí participando de um show como esse! E tem que ser na pista (melhor lugar para se sentir interagindo com a banda). 

Com a graça de Deus e dos amigos, em 2009 tive a chance de comprar tickets para ver um show do Oasis em Wembley. Putz... Era a realização de um sonho! 

Posso falar mil coisas sobre esse dia! O deslocamento perfeito ao Estádio (você vai e volta sentado num confortável trem); a coleta dos tickets comprados pela internet (totalmente organizado e sem fila); o acesso ao interior do Estádio (são mais de 40 entradas e todas funcionando); os perfeitos serviços no interior de Wembley (bares e banheiros a cada 50 metros); a educação, profissionalismo e presteza de todos que trabalhavam no evento; e etc.

Bicho: tudo funciona perfeitamente! Para você ter uma idéia, a saída do público é precisamente controlada, sinalizada e acompanhada por um batalhão de auxiliares que o "tangem" até o exato local que você deveria ir. Imagine 95 mil pessoas saindo simultaneamente de um show de rock! Problema? Na Inglaterra? Coisa nenhuma! Sem exagero: em quinze minutos eu estava sentando dentro do trem voltando para Londres!!!

- Mozart... E o show?

A banda que abriria para o Oasis se chamava Kasabian... E até então eu não conhecia quase nada sobre os caras.

- E aí?

Incrível, sensacional, maravilhosa... Tudo isso e muito mais. Aconselho a todos escutar o trabalho dos caras.


- E o Oasis Mozart?

Calma, preciso te dizer algumas coisas antes.


Primeiro: lá percebi que sou baixinho (tenho 1,75) e franzino demais (peso 77kg) para ficar, em Wembley, na frente do palco. Na primeira música de pressão do Kasabian (Vlad, the impaler)... O crowd começou a pular, o céu escureceu, meu joelho doeu e fui chacoalhado de um lado pro outro! Ou você pula ou você morre. Foi dose! Acho que a média dos ingleses começa em 1,85 e todos são mais fortes do que eu. Além disso, a aparência dos jovens londrinos não é a mais acolhedora do mundo. Muitos parecem skinheads ou hooligans tatuados prontos para te encher de porrada (sem falar que todos estão "trêbados" de tanta cerveja). Conclusão: desisti de assistir no meio e fui para a lateral.


- Mozart... Quer dizer que os caras são barra pesada?


Não... Só na aparência. Era incrível, quando começava uma música animada todos começavam a pular e sem querer, acabavam batendo em mim. Bicho... Todas as vezes que algum cara trombava em mim eu escutava um "sorry".

Imagine aquele cara careca, tatuado, bêbado e banguelo (isso é incrível em Londres, boa parte da classe média é desdentada) esbarrando em você, e - logo após -  da forma mais polida e educada, te pede desculpa pelo ocorrido! Pô meu... O que é isso? O cara tava num show com quase cem mil pessoas, na frente do palco, e pedia desculpas por uma trombada? Inimaginável...

- Então os caras são muito educados? São... Quer dizer, em parte. 

- Como assim Mozart? O que houve?

Cara... O que mais me marcou nesse dia foi o lance do Funny Beer Cup Fight! 

- O que Mozart?

A parada é a seguinte: todo mundo lá bebe muito (e bebe cerveja). São os famosos pints (copos de meio litro). Eles bebem, bebem, bebem... E todas as vezes quando só resta dois dedinhos de cerveja no pint, eles arremessam os copos de plástico para o alto.

SURREAL. É copo voando para tudo que é lado. Os pints atingem alturas impressionantes e caem sobre o público (e ninguém se machuca). Quando vi o primeiro ainda no ar disse pros meus amigos: tem um imbecil jogando cerveja. Foi aí que percebemos que todo mundo tava fazendo aquilo. Resultado: em menos de uma hora já tinhamos levado no mínimo uns dez copos na cabeça. Solução: relaxa, deixe de olhar pro alto e sorria quando um copo te acertar novamente.

Mas sabe o que era mais engraçado? Quando algum inglês via um copo se aproximando, obvio que tentava se esquivar, e nessa tentativa acabava trombando em você! Sabe o que ele dizia em seguida? "Sorry". E o pior... Esse mesmo ser educado que havia me pedido desculpa era o mesmo que alguns minutos depois estava arremessando seu pint pro alto.

Inesquecível. Era um pint e um sorry, um pint e um sorry... : ) 

Esse vídeo aí embaixo mostra a "Beer Cup Fight" em Wembley no show do Foo Fighters.




Pois é, esse foi meu show do Oasis em Wembley! 

- Ei Mozart... E como foi a apresentação do Oasis?

Ah... Foi legal, mas nada demais (vai ver que foi por isso que a banda acabou um mês depois).

Abraço.
Mozart.
Twitter: @mozartborba

Informações: todas as fotos e vídeos foram feitos com um Sony Ericsson K750i

6 comentários:

  1. kkkkkk Que texto perfeito!!! Você não existe... Você me faz rir do inicio ao fim porque fico imaginando a cena kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Adorei a analise "sociológica" rs
    Muito bacana mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Ahahahaha, gostei do texto, cheio do seu humor refinado!

    às vezes, culpo meu pouco senso critico, decorrente da pouca idade, por ter sido fã de Oasis na adolescencia. Mas, quando ouço Live Forever, Cast no Shadow e Supersonic, vejo que os caras eram fodas e decaíram com o tempo mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado galera!! Só estímulo para continuar escrevendo. Carol... eu continuo gostando dos primeiros discos do Oasis! Não tenha culpa! : )

    ResponderExcluir
  5. Pelo menos são educados, Mozart!!
    Porque aqui no Brasil...eu vi em vários shows o pessoal arremessando copos, garrafas...rsrs

    Não sou fã do Oasis...Mas, curto algumas músicas.
    I LOVE BON JOVI!!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir