segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

U2 em São Paulo: Uma nova chance dada pelos deuses

Pelos posts desse blog... alguns devem estar pensando: Mozart só fala de show?

Saibam que sou daqueles que associo todos os fatos que vivo a uma trilha musical (assim algumas músicas e bandas me marcam mesmo).

Por isso, posso afirmar que a música tem uma influência gigantesca na minha vida (a começar pelo meu nome... hehehehe).

E dentre os vários estilos musicais, sem dúvidas o rock (em todas as suas variantes) é o que mais me identifico.

Devo isso a influência de meus irmãos (doze e dez anos mais velhos do que eu). Enquanto os meninos da rua escutavam Balão Mágico, Xuxa e afins eu era obrigado a escutar Led Zeppelin, The Who, Pink Floyd, Yes, ACDC e muitos outros.

O engraçado é que tinha todos os discos da criançada, mas simplesmente não conseguia tocá-los (na casa de meus pais só havia um toca-discos e aí imperava a lei dos mais fortes).

Bom... hoje eu os agradeço por isso e faço o mesmo com minha filha (que vem sendo doutrinada – na medida do possível –  “sonoricamente”).

Após essa introdução, vamos ao que interessa: o próximo show do U2 em São Paulo que se realizará em abril de 2011.

- Vai falar de show novamente Mozart?

Sim... preciso dividir algo.

Quando tinha doze anos e vi no cinema o filme do U2 Rattle and Hum parte de minha vida foi traçada.

Pode parecer exagero, mas foi.

Aquele discurso politizado de Bono misturado ao sonho de ser um astro do rock n’ roll mundial tocando guitarra geraram no adolescente Mozart uma transformação engraçada. Deixei o cabelo crescer, coloquei um brinco (e naquela época não eram coisas tão comuns como são hoje em dia) e decidi aprender a tocar violão.

- Mozart... onde você quer chegar?

Calma...

Somente aos 20 anos (janeiro de 1998), na qualidade de humilde estudante de Direito, tive a chance de ver  ao vivo (patrocinado pelo meu pai... é claro) os meus ídolos musicais. Tratava-se da turnê Pop Mart que se apresentou no Brasil em São Paulo (Morumbi) e no Rio de Janeiro (autódromo de Jacarepaguá).

Eu acabei assistindo, junto com meus amigos, ao show do Rio na “primeira fila”  (área reservada a sorteados expectadores da MTV... estória que contarei noutra oportunidade). Esse local que ficamos foi o melhor possível... e estar a poucos metros (poucos mesmo) de Bono, The Edge, Larry e Adam era algo comovente para mim (nunca imaginei que aquilo poderia acontecer um dia).

Bom... quem já viu o concerto da turnê Pop Mart (que recentemente teve o show na Cidade do México relançado em DVD) vai lembrar: de roupas extravagantes; de um palco gigantesco; de um telão de led monstruoso; de um arco Mcdonalds; e de um limão de quinze metros espelhado!

Mas para quem viu esse show ao vivo... apesar de toda essa parafernália... lembrará da impressionante presença de palco de Bono. Putz, mesmo com um telão de dezenas de metros explodindo cores... não havia ninguém no local (120 mil pessoas naquele 28.01 no Rio) que não tirasse os olhos do cara.

- Mozart... o que isso tem a ver com  próximo show do U2?

Pois é... no futuro conto mais sobre minha primeira vez com o U2! Agora tenho que falar de outro momento com a banda.

De Pop Mart pra cá tive a oportunidade de ver o U2 ao vivo outras vezes. Cada show com detalhes e momentos ímpares e indescritíveis.

Um deles foi ano passado (2009), quando tive a chance de conseguir ingressos para essa atual turnê 360° do U2. Vi, com amigos, o concerto em Nice na França.

Ficamos na tão falada área RED ZONE e curtimos o show (saibam que na verdade a RED ZONE não é uma área VIP – o U2 não mais aceita esse tipo de diferenciação nos seus shows –, mas um setor lateral que possui algumas excelentes regalias: nada de filas para entrar, muito espaço para se locomover dentro do setor, proximidade do palco, bar e banheiros exclusivos. Os ingressos para essas áreas são bem mais caros! Aqui no Brasil eles estão custando R$ 1.000,00! Para você ter uma noção: o segundo ticket mais caro custa 380 enquanto a pista tá saindo por 'apenas' 180. A título de curiosidade... 90% do arrecadado nessas áreas são convertidos para a Fundação RED do U2 que ajuda vítimas da AIDS na África).

- Mozart... e como é o show?

Fantástico!!

A turnê 360° tem um equilibrado setlist que envolve músicas do novo álbum (No Line on the Horizon) e muitos outros sucessos do passado!

O palco é algo maravilhoso, pois traz um novo conceito de visualização ao vivo. Ele foi construído para que qualquer pessoa no estádio pudesse ver ao show sem ter a visão prejudicada ou encoberta.

Os telões retrateis são algo soberbo. Além de uma qualidade incrível, proporcionam diversos efeitos visuais inusitados e fora do padrão de outros grandes shows.

Entre o palco central e uma pista circular onde Bono, The Edge e Adam circulam durante todo o show... existem duas pontes giratórias  que unem as duas partes do palco. Essas pontes são muito legais e muitas vezes são parte integrante da coreografia e performance dos músicos.

A qualidade do som do U2 é perfeita. Os caras (e principalmente o guitarrista The Edge) são obcecados em alta performance sonora! Por isso que as turnês do U2 sempre envolvem o que há de melhor e mais vanguardista em recursos e caixas acústicas para propagar o som nos concertos.

Desde o meu primeiro show do U2 passei a afirmar o seguinte: mesmo quem não gosta das músicas gostará do show, pois é um entretenimento sem playback (sim... Bono ainda canta no gogó todas as músicas).

Para quem ficou curioso... saiba que esse show já pode ser visto em DVD, pois o U2 o gravou no final do ano passado e o lançou este ano: U2 360° at the Rose Bowl.

Mas depois de narrar tudo isso a vocês.... vou reiterar o que disse acima: sabe o que novamente mais me impressionou no show em Nice? A presença de palco dos caras. Bono é imbatível nesse quesito! E olhe que novamente vi tudo de muito perto!

- Sim Mozart... e o que isso tem a ver com o próximo show do U2 em São Paulo?

Filho... hoje às 23 horas daqui de Recife (24h em Brasília) começa a venda para o público em geral! Até agora só quem pôde comprar foi o pessoal do fã clube (03/12) e clientes Citibank (04 e 05/12). Aconselho que você tente comprar o seu ticket assim que as vendas começarem, pois saiba que em quinze minutos (não mais que isso) eles estarão vendidos.

- Mas Mozart... tô sem grana!

Eu também estava quando pedi a papai em 98!

Saibam que esses shows são uma oportunidade concedida pelos deuses do rock a nós... pobres mortais!

Ver um concerto do U2 é confirmar que existem bandas (na melhor essência rock) que conseguem fazer ao vivo algo ainda melhor do que fazem em estúdio (e pode ter certeza que são muito poucas que conseguem).

Talvez por isso – em todos os lugares do mundo – os tickets para esses shows são vendidos em poucos minutos (e no Brasil até agora não está sendo diferente).

Comprar os ingressos daqui a pouco será uma questão de sorte (poucos ingressos para muita gente), mas só conseguirá quem estiver tentando!!!

- Ô Mozart... e você também vai tentar comprar?

Hoje não filho... porque – como bom fiel – os meus já estão comprados!

Abraço.

Mozart.
Twitter: @mozartborba


Informações: todas as fotos e vídeos foram feitos com um Sony Ericsson K750i.

7 comentários:

  1. Eh, vou ser obrigado a ver de novo o U2 aqui em Miami ano q vem...

    Abracos!

    Bola

    ResponderExcluir
  2. É só dizer a data Bola... que dou um jeito de fazer um esforço e ver o show aí em Miami com você! Hehehehehe.

    Abraços.

    Mozart.

    ResponderExcluir
  3. Ai, já tou aqui atocaiando o início das vendas. Não consegui comprar o meu ainda. Tu tu tu. Mas agora vaaaaiiiii, se Deus quiser. Pena que vamos pro show em dias diferentes, mas a gente marca de se encontrar com as meninas lá em sampa. Parabéns pelo blog. Tá massa!! Esse diálogo de tu com tu mesmo é uma onda.. kkkk. bjuss, Thamy

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Thamy... estou me divertindo com esse blog!

    ResponderExcluir
  5. Mozart, posso dizer como fã do U2 que sou tb, que vc descreveu o que esta banda faz com seus fãs: enlouquece!!!
    Fui em 2006 e nada, até hj, foi capaz de me deixar tão acima do que sou normalmente ("Elevation").
    F-a-n-t-á-s-t-i-c-o.
    Parabéns pelo comentário do blog. Perfeito.
    Obs: vou encaminhar pra uns amigos meus tb loucos pelo U2, inclusive Ivan Rocha que me falou que é muito seu amigo. Bj.

    ResponderExcluir
  6. Realmente o U2 ao vivo consegue se superar.
    Que bom que você gostou do post!
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. concordo totalmente!
    E, lendo o post com atraso de alguns meses, consegui recapitular perfeitamente o meu desespero quando decidi que iria para São Paulo de todo jeito ver esse show...foram 3 pessoas requisitadas para tentar comprar meus ingressos, horas de agonia e uma quase desistência, até que eu consegui pro show do dia 10!! Inesquecivel mesmo!
    beijos

    ResponderExcluir